Boletim Oficial da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado
Número 14. Janeiro-Abril 2015


EDITORIAL

Dr. Javier Brahm Barril
Profesor de Medicina
Universidad de Chile
Presidente ALEH 2014-2016

 

Estimados amigos:

Sete meses já se passaram desde que assumimos a presidência de nossa Associação, e estamos trabalhando com muita força e entusiasmo para levar adiante as mudanças necessárias.

Nosso renovado site está plenamente vigente e este é o segundo Boletim de nosso período.

Terminamos o contrato com a Empresa KENES e assinamos um novo contrato por quatro anos com a empresa chilena EVENTUAL, tornando-se assim mais fácil o nosso trabalho.

Leer editorial completa


MENSAJE DEL EDITOR

É para nós um prazer partilhar com vocês este primeiro Boletim Informativo eletrônico do ano, que, segundo o costume habitual, deveria ter sido enviado no mês passado, mas resolvemos adiar sua emissão até depois da conclusão do 50º Congresso Internacional da Associação Europeia para o Estudo do Fígado, realizado nos dias 22 a 26 de abril, em Viena. Além da importância que este evento tem para o mundo da Hepatologia, nesta versão do Congresso a ALEH realizou uma série de atividades. Aproveitando o encontro, a diretoria atual da ALEH efetuou importantes reuniões de trabalho com as diretorias da Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL) e da Associação Americana para o Estudo das Doenças Hepáticas (AASLD), visando maior colaboração em diferentes áreas, especialmente no que tange à transmissão de conhecimentos e à realização de trabalhos em conjunto.

Leer mensaje completo

 


PARTICIPAÇÃO DA ALEH NO CONGRESSO DE EASL

Nos dias 22 a 26 de abril foi realizado em Viena o 50º Congresso da Associação Europeia para o Estudo do Fígado. Consideramos que foi um evento muito bem organizado, efetuado no “Centro de Congressos e Exibições Reed Messe Wien”, que conta com amplos espaços e salas de reunião, que permitiram receber os quase 11.000 participantes (186 latino-americanos), sem aglomerações apesar da grande afluência. Dos participantes, 477 pertenciam a países latino-americanos, número um pouco maior que os 459 que estiveram presentes no Congresso Europeu do ano 2014. Fornecemos mais detalhes da participação latino-americana no gráfico abaixo:

 


ATIVIDADES COM PARTICIPAÇÃO DA DIRETORIA DA ALEH DURANTE O CONGRESSO

Reunião EASL – ALEH e AASLD - EASLL

Na quarta-feira, dia 22, foi realizada uma reunião de trabalho entre os representantes da ALEH e de EASL. Participaram da reunião o Dr. Markus Peck, Dr. Laurent Castera, Dr. Frank Tacke, Sr. Grégoire Pavillon, Dr. Javier Brahm, Dr. Roberto Segovia e Dr. Fernando Contreras. Posteriormente, na quinta-feira, dia 23, foi efetuada outra reunião entre a ALEH e AASLD em que participaram a Dra. Gyongyi Szabo, Dr. Keith D. Lindor, Sra. Julie Deal, Dra. Ann Lock, Dr. Javier Brahm, Dr. Roberto Segovia, Dr. Fernando Contreras e Dr. Raymundo Paraná. Em ambas as reuniões deliberou-se sobre a situação dos países pertencentes à ALEH, a respeito dos problemas de disparidade e das futuras possibilidades de trabalho em conjunto e com apoio tanto de EASL quanto de AASLD.

 

Global Liver Summit

Cúpula realizada na quinta-feira, dia 23 de abril, e nesta ocasião foi abordado o assunto da situação de cada uma das Associações e das possibilidades de realizar trabalhos em conjunto no futuro e de possível benefício inter associações.

Participaram nesta reunião os representantes das cinco associações internacionais de hepatologia:

1. Associação Africana para o Estudo das Doenças Hepáticas (AFASLD):
Dr. Mohamed Kamal Shaker (Secretário-Geral).
2. Associação Americana para o Estudo das Doenças Hepáticas (AASLD):
Dr. Gyongyi Szabo (Presidente), Dr. Keith D. Lindor (Presidente Eleito), Julie Deal (Diretor Executivo Adjunto), Steve Echard (CEO).
3. Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (ALEH): Dr. Javier Brahm (Presidente), Dr. Fernando Contreras (Presidente Eleito), Dr. Roberto Segovia (Secretário- Geral).
4. Associação Ásia Pacífico para o Estudo do Fígado (APASL): Dr. Osamu Yokosuka (Presidente), Prof. Sharma (Presidente Eleito).
5. Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL): Markus Peck (Secretário-Geral), Dr. Laurent Castera (Vice-Secretário), Dr. Tom Karlsen (Membro do Comitê Científico), Grégoire Pavillon (Diretor Executivo), Emilie Fernandez (Diretor Executivo Adjunto), Patricia Nebout (Assistente Executivo).

 

Reunião com IC-HEP (International Coalition of Hepatology Education Providers)

Realizada na sexta-feira, dia 22 de abril, participaram representando a ALEH, o Dr. Javier Brahm, Dr. Fernando Contreras, Dr. Juan Pablo Roblero e representando a IC-HEP, Christa Schmidt e Tom Saenz. Deliberou-se a respeito dos programas educacionais de IC-HEP e a eventual participação de representantes de países membros da ALEH.

 


EVENTOS REALIZADOS NA AMÉRICA LATINA COM PRESENÇA DA ALEH

Consulta Regional sobre as estratégias mundiais do setor da saúde

Nos dias 14 a 16 de abril de 2015, em São Paulo, Brasil, foi realizada a Consulta Regional sobre as estratégias mundiais do setor da saúde para o HIV, as ITS e as hepatites virais, e o Plano de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde para as hepatites virais: definindo a agenda pós 2015...

 


OUTROS EVENTOS REALIZADOS POR PAÍSES MEMBROS DA ALEH

 

COLÔMBIA
VIII Curso Internacional de Doenças Hepáticas
Associação Colombiana de Hepatologia

Nos dias 26 a 28 de março próximo passado foi realizado com grande sucesso, na cidade de Bogotá, Colômbia, o VIII Curso Internacional de Doenças Hepáticas, organizado pela Associação Colombiana de Hepatologia, presidida pelo Dr. Oscar Beltrán.

 


PRÓXIMOS EVENTOS DA ALEH

Highlights de EASL. 50th Liver Meeting de Viena 2015
8-10 de Julio 2015. Santiago, Chile

Todos estão convidados a participar em “O Melhor de EASL Viena, 50º Congresso”, que será realizado em Santiago, Chile, na quarta-feira, dia 8 de julho, no Centro de Convenções de CasaPiedra. Estarão presentes nestes “Highlights” destacados convidados europeus que participaram ativamente no recente Congresso de EASL e convidados da América Latina. Estarão conosco o Dr. Laurent Castera, atual Secretário-Geral de EASL; Dr. Markus Peck (Secretário-Geral que deixa sua função na EASL), Dr. Frank Tacke (Alemanha), Dr. Andrés Cárdenas (Espanha). Da América Latina irão nos acompanhar o Dr. Javier Brahm (Chile), Dr. Marcelo Silva (Argentina), Dr. Hugo Cheinquer (Brasil), Dra. Lucy Dagher (Venezuela), Dra. Nelia Hernández (Uruguai), Dr. Oscar Beltrán (Colômbia), Dr. Flair Carrilho (Brasil), Dr. Juan Suarez (Equador), Dr. Jaime Díaz (Peru), Dr. Marcos Arrese (Chile), Dr. Raymundo Paraná (Brasil).

 

XXIV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo das Doenças Hepáticas. Santiago, Chile.
28-30 de setembro 2016.

 


PRÓXIMAS ATIVIDADES DE PAÍSES MEMBROS DA ALEH

 

Argentina

XVIII Congresso Argentino de Hepatologia

Nos dias 4 a 6 de junho próximo, no Sheraton Buenos Aires Hotel Convention Center, será realizado o XVIII Congresso Argentino de Hepatologia, organizado pela Associação Argentina para o Estudo das Doenças do Fígado, sendo a presidente do Congresso a Dra. Mirta Ciocca e Secretário o Dr. Ezequiel Ridruejo. A ALEH está entre os patrocinadores do Congresso.

O Congresso acima oferece a oportunidade para a troca de conhecimentos, possibilitando a vinculação com profissionais de reconhecido prestígio internacional e proporciona um amplo leque de oportunidades educacionais. Além disso, seu lema “Em direção a novas alternativas terapêuticas”, representa o motor principal dos assuntos propostos, destinados a atualizar os tratamentos médicos avançados e inovadores.
O Programa Científico inclui as atividades abaixo:

- Curso Pré-Congresso
- Curso de Hepatologia Pediátrica
- Curso de Atualização em Hepatologia para Bioquímicos
- Palestras Magistrais
- Mesas Redondas
- Simpósios
- Apresentação de Trabalhos Científicos

 

Curso Bienal de Hepatologia à Distância 2015 – 2016

O Curso Bienal de Hepatologia no seu formato presencial e não presencial à distância, suportado e organizado pela Associação Argentina para o Estudo das Doenças do Fígado, permitirá a médicos clínicos, gastroenterologistas, generalistas, bioquímicos e hepatologistas jovens desde qualquer lugar do mundo adquirir e fortalecer seus conhecimentos na área da Hepatologia. Metodologia.

O Curso terá dois anos de duração, com período letivo de março a novembro de cada ano. A modalidade à distância consistirá na versão audiovisual gravada das aulas que compõem o Curso Bienal da AAEEH em sua versão original presencial.

E-mail de contato: [email protected]

     

Chile

36º Curso de Avanços em Gastroenterologia

A Sociedade Chilena de Gastroenterologia realizará a versão número 36 do curso anual de Avanços em Gastroenterologia nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2015, no Centro de Convenções CasaPiedra, Avda. José María Escrivá de Balaguer 5600 Vitacura, Santiago, Chile.

Este ano, o curso estará organizado em três segmentos claramente definidos, sendo que um deles foi elaborado pelo comitê organizador da ALEH e corresponde aos “Highlights do Congresso da Associação Europeia para o Estudo do Fígado” (EASL 2015), que será realizado no dia 8 de julho. Os outros dois módulos correspondem a “Emergências em Gastroenterologia”, que será efetuado no dia 9 de julho, e os “Highlights da Semana das Doenças Digestivas” (DDW 2015), organizado pela Associação Americana de Gastroenterologia, no dia 10 de julho.

O comitê organizador é constituído pelo Dr. Marco Arrese (Presidente da Sociedade Chilena de Gastroenterologia), Dr. Javier Brahm (Presidente da ALEH), Dra. Solange Agar (Secretária Executiva da Sociedade Chilena de Gastroenterologia), Dr. Roberto Segovia (Secretário da ALEH) e Dr. Roque Sáenz (Relações Internacionais da Sociedade Chilena de Gastroenterologia.

 

“I Curso de Hepatologia para Médicos Não Especialistas” Associação Chilena de Hepatologia (ACHHEP)

A Associação Chilena de Hepatologia realizará no dia 28 de agosto do presente ano o “I Curso de Hepatologia para Médicos Não Especialistas”. O diretor deste Curso é o Dr. Francisco Fuster e a secretária a Dra. Blanca Norero.

O Curso conta com o patrocínio da ALEH e seu atual Presidente, Dr. Javier Brahm, participará como palestrante.

Este curso será realizado no Hotel Manquehue, rua Esteban Dell Orto, 6615, Las Condes, Santiago.

Programa do curso

 

 

Brasil

Simpósio Amazônico de Hepatites Virais / Simpósio de Hepatologia da Região Norte
5 - 6 de junho de 2015, Belém, PA

XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia
330 de setembro a 3 de outubro 2015, São Paulo

 

Venezuela

VI Reunião Científica. Fundação Zuliana do Fígado.
Hotel del Lago Venetur, Maracaibo. 12 e 13 junho 2015

Programa e cartaz no link

     

México

X Congresso Nacional de Hepatologia

10-13 junho 2015, Nuevo Vallarta Riviera Nayarit

Contará com a participação de destacados convidados internacionais, como o Dr. Paolo Angeli (Universidade de Padova, Itália), Dr. Ronen Arnon (Mount Sinai School of Medicine New York, EUA), Dr. Jasmohan Bajaj (Virginia Commonwealth University and McGuire VA Medical Center. Richmond, VA EUA), Dr. Javier Brahm (Presidente da ALEH, Professor Hospital Clínico Universidade do Chile, Chile), Dr. Stephen H. Caldwell (School of Medicine University of Virginia Charlottesville, VA EUA), Dr. Diego F. Calvisi (Institute of Pathology, University Hospital Heidelberg, Alemanha), Dra. Guadalupe García Tsao (Yale University, New Haven, Connecticut, EUA), Dr. Marcelo Kerstenetzky (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Recife, Brasil), Dr. Mauricio Lisker Melman (Washington University, St Louis, Missouri, EUA), Dr. Aldo Montaño Loza (Alberta University, Edmonton, Alberta, Canadá), Dra. Mary E. Rinella (Northwestern Memorial Hospital, School of Medicine of Feinberg, Chicago Illinois, EUA).

 



PRÓXIMOS EVENTOS DE OUTRAS ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS DE HEPATOLOGIA

 

Easl Monothematic Conference: Liver Disease in Resource Limited Settings 2015
Maio 29-30, 2015, Bucharest, Romênia

Easl Clinical School of Hepatology Course 24: Liver Cirrhosis and Complications 2015
Junho 5- 6, 2015, Moscou, Russia.

AASLD Midyear Course. Clinical Hepatology: State of the Art.
Junho 27-28, Chicago

Easl Monothematic Conference: Autoimmune Hepatitis 2015
Sept 3-5, 2015. Londres. U.K.

Cost-Effectiveness in Liver Disorders: From Prevention to Transplantation
Easl Endorsed Event - Budapeste 10-12 set, 2015

     

Addressing End-Stage Liver Disease - A Multifaceted Challenge
Easl Special Conference - Glasgow 25-27 Sept, 2015

French Association for the Study of The Liver 76th Meeting 2015
Sept 30, 2015 - oct 3, 2015, Toulouse. França

The Liver Meeting 2015 - American Association for the Study of Liver Diseases 66th annual meeting 2015
Nov 13-17, 2015, San Francisco, USA.

APASL 2016
25th Conference of the Asian Pacific Association for the Study of the Liver
Febrero, 20-24, 2016 Tokyo, Japan.

 

 


LIVROS PATROCINADOS POR ALEH


 

LIVRO DE HEPATOLOGIA: "DAS CIÊNCIAS BÁSICAS ATÉ AS CLÍNICAS, DA DOCÊNCIA ATÉ A PRÁTICA MÉDICA, DOS PROBLEMAS ATÉ AS SÍNDROMES"

Juan J. Suárez Martínez y Miguel Bruguera Cortada, editores.

Com grande prazer podemos anunciar que já constam do nosso site os três primeiros capítulos do livro de hepatologia do Dr. Juan Suárez, do Equador, e do Dr. Miguel Bruguera, de Barcelona: "HEPATOLOGIA: DAS CIÊNCIAS BÁSICAS ATÉ AS CLÍNICAS, DA DOCÊNCIA ATÉ A PRÁTICA MÉDICA, DOS PROBLEMAS ATÉ AS SÍNDROMES",

Ver Livro



 

LIVRO DE HEPATOLOGIA: "CENÁRIOS CLÍNICOS E CONTROVÉRSIAS. HEPATOLOGIA 2015"

Martín Tagle Arróspide, Alejandro Bussalleu Rivera, editores.

Temos a satisfação de anunciar que em breve estará disponível o livro “Hepatologia 2015: Cenários Clínicos e Controvérsias”, dos editores Martín Tagle Arróspide e Alejandro Bussalleu Rivera. O livro consta de cinco seções: Hepatites Virais, Hepatopatias Autoimunes e Metabólicas, Cirrose e Complicações, Carcinoma Hepatocelular e Transplante Hepático. Por sua vez, cada seção possui vários capítulos e todos eles são iniciados com um caso clínico que é amplamente discutido pelo autor. O livro estará disponível em edição impressa e também em edição digital, que terá formato interativo.

Ver Livro